Como Fazer Base - 12x1 - 24 Tubos


Disponibilizamos mais um tutorial para os amantes dos fogos de artifício, com conteúdo interativo e contendo as medidas necessárias para para facilitar seu projeto.

Vamos começar?
Dando início ao passo a passo, na montagem da base é usado somente 4 caixas de 12x1(com 6 unidades), com um resultado final de 312 tiros.



Leia Também



Materiais
Pregos
Broca Chata 1 ¹/4 ou 1 ¹/2
Madeira (madeira em geral)
Foguete 12x1ou semelhantes (4 caixas - 24 tubos)
Pavio - Como fazer pávio?

Medidas
Para facilitar vamos mostrar as medidas na imagem abaixo: caso ocorra alguma dúvida comente no final da postagem.

Madeira Principal - 25cm x 40xm



Pé da Base - 10cm x 25cm x 5cm



Marcando os Furos
Antes de montar e fixar a madeira principal com o pé da base, devemos fazer a marcação dos furos, que irão deixar os fogos alinhados. Clique na imagem para ampliar.

Marcação
Os quadrados é a área onde serão feitos os furos e colocado o foguete. O tamanho é 5cm x 5cm.
A faixa Vermelha, indica 1cm de distância de uma fileira para outra.
Ambas laterais tem 5cm aonde será fixado o pé da base.

Fixando a Base
Agora vamos fixar a madeira principal com os pés da base, pode ser utilizado prego ou parafuso, sempre usei prego e nunca tive nenhum problema, além de ser mais rápido.


Furando a Base
Para furar a base, antes devemos fazer um X em todos os quadrados (como na imagem abaixo). O X serve para que o furo seja feito feito no meio, com exatidão, deixando os fogos alinhados. O furo é feito com a furadeira, com a broca de 1 ¹/4.


Finalizando o Projeto
Conluíndo os furos, vamos colocar os foguetes na base, lembrando sempre que o correto é começar de trás para frente, sendo a melhor forma de passar o pavio. Para saber como passar o pavio na base, clique aqui.


38 comentários:

  1. Opá, Gostei muito do tutorial.. quando vão colocar o tutorial de como colocar o pavio?
    Obrigado e Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Em breve, vamos adicionar.
    Obrigado, volte sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mea add no orkut leandro.bonde@hotmeil.com o la no fecebook ola no msn leandro.batukas@hotmail.com fmz muito obrigado

      Excluir
  3. Ja postaram esta neste link aki http://amofogos.blogspot.com/2010/07/tutorial-pavio-base-12x1.html

    ResponderExcluir
  4. opa vc poderia tb fazer uma base daqueles fogos apito com vara?

    ResponderExcluir
  5. Broca chata 1 ¹/4 não funciono ficou pequena, percebi que todos os novos modelos de rojão, estão saindo de 35mm é a broca chata tem 32mm. Se alguem tiver uma outra dica eu aceito.

    ResponderExcluir
  6. Olá Natália,
    Eu desconhecia tanta diferença assim entre os tubos e marcas, mas realmente está sim sendo alterado para 35mm.

    Alguém indica outra medida ?

    ResponderExcluir
  7. Sim Já consegui, o correto é usar uma serra copo de 38mm ou broca chata de 1 1/2 ( uma polegada e meia ) que também tem 38mm. o teste com o rojão SHOCK LOUCO, e coube corretamente e ficou apertadinho. FICA COMO DICA.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou o mesmo do post acima com nome de Natalia, mais vamos ao que interessa, a base feita com a broca chata de 1 ¹/4 ou serra copo de 32mm, funciona com o rojão 12x1 da marca CARUARU, pois a parte de segurar é mais fina. Porem como disse antes, a maioria das marcas tipo: PIROCOLOR, GLOBO, entre outras, já estão usando o novo modelo que EU TESTEI e FUNCIONOU, que foi feito com serra copo de 38mm ou pode ser feita com broca chata de 1 ¹/2. a nova base foi testada com rojão SHOCK LOUCO, e fica bem justo, normal, como deve ficar, ai fica a dica, e seria bom que o moderador mudasse colocando essas informções, nunca encontrei blog melhor que esse, parabéns a todos que fazem o blog funcionar, e todos que cooperam como EU.

    ResponderExcluir
  9. Eu posso fazer a base de isopor e madeira? Tenho uma placa de isopor aqui de 1m x 50cm x 5cm. Ela é bem espessa e não dobra e nem quebra fácil. Gostaria de saber se tem algum risco disso pegar fogo, vou usar pavio de pólvora negra convencional para dar ignição no pavio dos fogos. Tem algum problema usar uma base feita de isopor e com pés de madeira ou eu devo usar só a madeira? Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. me tire uma duvida para fogos ouro(pancadão)e cienfuegos(12x1)a medida da broca chata é 1 1/2 ou 1 1/4 ???

    ResponderExcluir
  11. João,
    Antes dava pra usar sempre a borca 1 1/4, só que agora algumas empresas mudaram a medida e eu não sei te informar quais, pois não é só uma que está assim.
    valeu

    ResponderExcluir
  12. Interessanti,
    Imagina se um foguete seu explode na base, a base irá ficar destruída, pois não sei se a isopor iria aguantar, mesmo ele sendo firme..

    Mas vou te contar que muita gente faz improvisa, tem gente que usa até a caixa do próprio foguete pra fazer de base. Mas no que diz em segurança aí é contigo, pois não é 100% segura.

    ResponderExcluir
  13. kkkkk esse foi o meu caso, pra ser sincero eu que inventei isso no mundo dos fogos, foi patenteado com o meu nome em cartorio, caso tenha duvidas... http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAM8FyCktBlxL-WQVzQf4iSFU5gx7I1XMEuNuypZ8AkyG0AKbIBBsM5HtRRobi0HGdaXcdcg6_fKrJMcGCQOaVtgAm1T1UB2-YRvwR9hieINPcGq9u2-ntE0E.jpg

    ResponderExcluir
  14. LVL=TTI, eu vi em seu orkut, você já testou essa base ?

    ResponderExcluir
  15. Olá, queria fazer uma base de 12x1 e Aquele Rabo de Pavão . A Medida Seria possivel com a broca chata de 35mm ou de 38mm? A e no natal fiz uma base de apito gaiato dakiapouco vou por no youtube ..
    Espero resposta obg

    ResponderExcluir
  16. Bom, não posso te dar certeza, poiss os fabricantes tem mudado os tamanhos, então não posso te dar a certeza não... o certo é comprar e ver realmente a medida.. O certo seria ter um padrão. mas é isso, se ficar largo para foguete, passse fiza adevisa da grande nele, para poder ficar preso. Depois me manda o link do vídeo
    valeu

    ResponderExcluir
  17. Ta awe o Video http://www.youtube.com/watch?v=1gvU6bJ_X58 Será que o da Caruaru de 12x1 vc nao sabe. ou se eu for lá na loja os kra pode me falam?.

    ResponderExcluir
  18. ......esqueci uma coisa, 1.1/2 ou 1.1/4 qual a maior ai eu compro a maior dps eu fasso o esquema da fita.

    ResponderExcluir
  19. Olha cara, tem até de 10 reais em lojinhas de 1,99. Mas compre uma boa, em materiais de construção, aqui custa em média R$ 25,00 reais.

    ResponderExcluir
  20. Alguem Sabe o Tamanho da Broca do Rojão 3x1? Precisa ser chata ou normal? Por faovr quero fazer uma queima mt dahr

    ResponderExcluir
  21. ADM. Caso possa mudar as informações qeu colokei pois percebi que escrevi errado :s . para que não fike tantas perguntas pode mudar as informações dessa base, a broca correta é 35 MM, independente se for broca chata ou serra-copo, gostaria de postar imagens. posso fazer isso ?

    ResponderExcluir
  22. Nossa comprei de 30mm se eu quier da pra amassar certo é seguro?.

    ResponderExcluir
  23. Olha não recomento amassar tanto, po que o primeiro furo que fiz 32mm amassei e começou a destampar o tubo e tava caindo um pouco da polvora negra, que é a que impulsiona os fogos pro alto.

    ResponderExcluir
  24. Lucas, entra em contato aqui. claro que pode mandar as fotos..

    ResponderExcluir
  25. Olá, Comprei uma broca de 30mm ai dps comprei os fogos. Pancadão Mix da Ouro, e 12x1 da caramuru,até ai td bem.
    O Pancadão é grande se eu dar uma amassadinha não tem problema?
    O 12x1 é pequeno ai se eu colocar fita da grande e almentar o tubinho da certo ? è +- seguro isso?.
    Mt Obg

    ResponderExcluir
  26. Passar a fita no 12x1 é seguro. Agora amassar, não faz isso não. Pois pode danificar o tubo. Como o Lucas disse nos comentários acima: se amassar muito pode cair mcher com o sistema de lançamento do foguete.e você tendo um problema desses em uma base não é bom cara. Pra sua segurança, faça o seguinte:

    Compre apenas uma folha de lixa, porém um grossa da uma passada e ve se fica melhor de colocar o foguete pancadão.

    ResponderExcluir
  27. Ou eu Fiz o seguinte, bem no tubinho que não tem nada nada mesmo só é pra segurar ai eu dei uma amaçadinha nle kkk axo que dá certo

    ResponderExcluir
  28. Então, mas esse tubo fixa a pólvora de impulsão é meio arriscado, mas se gor so um amaçadinho de leve, sei lá é corer o risco, mas pode dar certo ou errado.

    ResponderExcluir
  29. ola amigo essa broca da para botar também 3 tiros
    ou só 12x1

    ResponderExcluir
  30. Para o Rojão 3x1 Qual Seria o Tamanho da broca ?.

    ResponderExcluir
  31. Muito bom gostei de tirar minha duvida mas me fala uma coisa por acaso vc sabe fazer base para o rojão de vara (colorido ou treme terra)ou algum outro lugar que possa estar entrando para ver?

    ResponderExcluir
  32. Qual a broca chata usa na base 3x1?

    ResponderExcluir