Como Fazer Nitrato de Potássio KNO3 - Método 1

Na pirotécnia o Nitrato de Potássio KNO3 é usado para a grande maioria das composições e artefatos populares, como a pólvora, estrelas, pavios, fogos de artifício, e muitas outras.

Existem várias formas de produzir o Nitrato de Potássio (KNO3), e quase todas as formas, estão complexas e extensas, portanto esse método 1 foi simplificado.


ATENÇÃO
O blog não se responsabiliza por qualquer dano, qualquer resultado obtido ou falhas ou qualquer que sejam os danos, nós não seremos responsável. Faça somente em local afastado e seguro. 


Produtos Necessários

  • Nitrato de Sódio (NaNO3)

O Nitrato de Sódio pode ser comprado em uma loja especializada em produtos químicos, é encontrado em média por 10,00 reais. O Nitrato de Sódio é encontrado como na imagem ao lado. Caso você não encontre nenhuma loja que venda o Nitrato de Sódio, confira o Método 2 (em Breve).

  • Cloreto de Potássio (KCI)
O Cloreto de Potássio pode ser comprado em floriculturas ou distribuidores de fertilizantes. Com uma pureza relativa alta 80%. O Cloreto de Potássio é encontrado como um granulado vermelho, como na imagem ao lado.


Processo

  • 1° Etapa - Purificação Cloreto de Potássio (KCI)

A purificação do cloreto de potássio comprado numa loja de fertilizantes consiste em dissolver as bolinhas avermelhadas numa dada quantidade de água fervente, e logo em seguida filtrar a solução para retirar toda aquela ‘’borra’’ avermelhada que fica suspensa na água.

Como podemos observar na imagem acima, temos o cloreto de potássio ainda em granulado (forma comercial), e o cloreto de potássio pronto após ser purificado e seco.

Pegue 10 Kg de Cloreto de Potássio (KCl) comercial (o cloreto que purificarei não será destinado apenas a esta síntese que vos apresento, também usarei em procedimentos futuros, é essa a razão dos 10 Kg) e pus numa bacia. Logo em seguida coloquei uma quantia enorme de água para ferver, e fui jogando essa água na bacia cheia de KCl.


Vá adicionando água aos poucos, até que todas as bolinhas vermelhas se dissolvessem, e então filtre tudo por um filtro de pano, retendo assim aquele corante que dava às bolinhas sua coloração característica.

Pegue toda a solução, agora límpida, e jogue numa panela enorme para vaporizar toda aquela água. Espere até ver que o Cloreto de Potássio estava realmente seco.


  • 2° Etapa - Reação de Dupla Troca Salina

Essa etapa consiste na parte mais importante do tutorial. A reação de síntese propriamente dita. Vá adicionando CONTROLADAMENTE água fervente num recipiente contendo 450g de Nitrato de Sódio (NaNO3). Depois de ver que tudo está dissolvido, adicione 380g de Cloreto de Potássio (KCl) à solução, e a coloque no aquecimento, pode ser o famoso fogão com o 'fogo alto').

Reserve uma garrafa PET de 2l para colocar a solução fervente, e (com ajuda de um funil e um pedaço de pano, que servia para ir filtrando logo qualquer impureza e também parte do NaCl em excesso que ia se precipitando, segundo a equação). Então pegue essa garrafa e a deixe durante 4 a 5 horas no congelador, até perceber que há uma quantia considerável de cristais precipitados no fundo da garrafa.

Para obter uma noção melhor do tempo que deve ficar no congelador, observe essa foto acima. Analise-a, pois quando a sua estiver do mesmo modo, ela ainda deve permanecer um pouco mais no congelador.

  • 3° Etapa - Filtração

Existem métodos para que você não perca muito KNO3 no processo de filtração, como fazer um aparato de filtração. Corte o gargalo de uma garrafa pet de 3l um pouco perto da tampa, para que a abertura não fique muito grande. Pegue um filtro de papel de café e fixe na parte da garrafa que foi cortada.
Essa etapa é a parte do processo em mais nos enrolamos, e sempre perdemos KNO3 em maior ou menor quantidade.


Depois de concluir sua garrafa, tire a garrafa com KNO3 do congelador e corte o gargalo da garrafa para que todo o Nitrato de Potássio (KNO3) possa sair com tranquilidade de dentro da garrafa. Depois jogue tudo através do filtro, e vá retirando o filtro cheio de Nitrato de Potássio (KNO3) à medida que sua capacidade for máxima.




  • 4° Etapa - Secagem


Existem duas formas de eliminação da água do seu Nitrato de Potássio (KNO3) obtido, porém, esse KNO3 é para fins pirotécnicos, então devemos optar pela secagem em uma panela inox, para que o resultado obtido seja em pó.

Mas atenção, guarde a água que foi retirada da garrafa junto com o nitrato de potássio (KNO3), pois ela está ainda com muito Nitrato ali dissolvido, e não podemos vaporizar a água porque também tem muito NaCl contaminando, então jogue essa solução em suas plantas (é um ótimo adubo) ou utilize essa água para procedimentos futuros para aumentar seu rendimento.

Antes de ir para a panela seque a parte do Nitrato de potássio  (KNO3). Logo após leve seu nitrato de potássio ao fogo. Cuidado para não deixar o KNO3 se fundir, pois seria um problema reduzi-lo ao pó de novo. E atenção, a recomendação é que usem panelas INOX ao invés de usar as de alumínio, pois segundo observações de processos anteriores o alumínio tende a sofrer uma ação oxidante do produto a ser secado (mas isso não impede totalmente seu uso).



Após fazer os procedimentos na panela, o resultado do nitrato de potássio (KNO3)  será de forma em pó, a qual é muito útil para fins pirotécnicos.

33 comentários:

  1. Quanto tempo deve ficar no fogo para secar o KNO³?

    ResponderExcluir
  2. Quanto tempo deve ficar no fogo para secar o KNO³?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, bom cara depende da temperatura do fogo, da quantidade que está sendo feita. não posso te dizer o tempo correto.
    valeu

    ResponderExcluir
  4. E se eu comprar krista-k? Tenho que fazer mais algum procedimento?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. E se eu comprar krista-k? Tenho que fazer mais algum procedimento?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Sim, você agora vai precisar de purificar seu Cloreto de Potássio(que o krista-k granulado).

    Observe a 1° Etapa - Purificação Cloreto de Potássio (KCI. Diz passo a passo o que fazer com o krista-k.

    Valeu

    ResponderExcluir
  7. como faz com salitre do chile?

    ResponderExcluir
  8. Posso utilizar esse processo para fazer nitrato de prata ?

    ResponderExcluir
  9. cara, tem perigo de na hora de eu estar fazendo a secagem do kno3 ele pegar fogo ou algo do genenro?

    ResponderExcluir
  10. como e aquele metodo em que se usa urina velha

    ResponderExcluir
  11. Olá! Irmão, o cloreto de potássio farmacêutico, é de 99.5% ainda sim precisaria purificá-lo, para aplicar na purificação do nitrato? O preço é bem mais alto, achei por 60,00 o quilo! Mas considerando que na purificação do adubo, tem muita perda, vale a pena comprar de farmácia? Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Irmão, o cloreto de potássio farmacêutico, é de 99.5% ainda sim precisaria purificá-lo, para aplicar na purificação do nitrato? O preço é bem mais alto, achei por 60,00 o quilo! Mas considerando que na purificação do adubo, tem muita perda, vale a pena comprar de farmácia? Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. eu queria era fazer perclorato de potassio alguem sabe fazer

    ResponderExcluir
  14. qual a diferença do nitrato de potássio para o
    potássio

    ResponderExcluir
  15. ai mano mals ai mas nitrato de potassio se encontra em adubo para coqueiro branco e nao precisa dessa parafernalha tda de filtrar e congelar basta raspar ... custa $ 6 reais o kilo em qualquer casa de agropecuaria

    ResponderExcluir
  16. Salitre ...kkkkkkk ( nitrato de potassio ) essa foi facil valew cara

    ResponderExcluir
  17. obrigado agora minhas festas estão mas emocinantes

    ResponderExcluir
  18. qual e usado para fazer bomba cloreto de sodio ou potassio

    ResponderExcluir
  19. então amigão posso usar o nitrato de potássio agrícola, visto que, ele possuí cerca de 44% de potássio e 13% de nitrogênio, e caso haja algum procedimento para purificá-lo por favor explicar grande abraço

    ResponderExcluir
  20. Bom gente, aconselho que se vocês tiverem contato com alguma pessoa ou sei la um professor de química, é recomendável que ele te acompanhe nessa purificação porque corre sim o risco de explosão durante o processo de evaporação da água, sem contar que os gases que são liberados nesse processo pode causar danos a saúde como por exemplo desenvolver câncer se feito com frequência... vlw

    ResponderExcluir
  21. Eu seco em panela de aluminio e colher de pau para não raspar o aluminio e contaminar o pó.
    Pra secar eu uso dois tijoles de 6 furos e uma lata de sardinha com um pouquinho de gasolina, quando a gaaolina acabar o pó ta tão seco que parece liquido, ele escorre, não forma pelotas.

    ResponderExcluir
  22. Eu vendo adubos e fertilizantes puros qualquer coisa chama WhatsApp (55) + 41 9735-6706

    ResponderExcluir
  23. Na parte que diz, va acrecentado agua fervente para tirar o corante é como se estivesse lavando o corante do produto ???? E ainda esta no fogo ou só jogando a agua ???

    ResponderExcluir
  24. Oi moço porque essas coisa nao se compra facil

    ResponderExcluir
  25. é mais facil comprar o nitrato de potacio já pronto, custa 15 reais o quilo no mercado livre 100% puro

    ResponderExcluir
  26. Aonde eu posso comprar o nitrato de potassio

    ResponderExcluir
  27. Preciso se licença para comprar nitrato de Sódio?

    ResponderExcluir