Guerra de Espadas - Cruz das Almas, (BA)

A "guerra de espadas" de Cruz das Almas (142 km de Salvador) reúne ao menos 10 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar. Com roupas e óculos especiais, botas e máscaras para se proteger dos foguetes, os "guerreiros" começam a chegar à concentração com até três horas de antecedência para o início do "conflito". Para se diferenciar em meio à multidão, os "combatentes" de um grupo costumam usar as mesmas cores de camisa.


Apesar de a Justiça e a Prefeitura de Cruz das Almas terem delimitado um espaço para a "guerra", quem mora no centro da cidade costuma fechar com tapumes as suas residências para evitar que estilhaços atinjam principalmente as janelas, as portas e as antenas de televisão. A batalha começa no horário combinado entre os "grupos rivais" _normalmente, depois das 22h. As mais famosas batalhas na cidade acontecem na noite desta segunda-feira (23) e durante a tarde de amanhã (24).



Somente em Cruz das Almas, a PM calcula que são comercializadas cerca de 250 mil espadas durante os festejos _o preço de cada artefato varia de R$ 20 a R$ 200, dependendo do tamanho e do volume de pólvora. Como a "guerra de espadas" é um evento muito tradicional na cidade, os integrantes de cada grupo "rival" costumam se cotizar para comprar as espadas. "Separo pelo menos 10% da mesada que ganho dos meus pais para participar da guerra", disse o estudante Bruno Santana, 17, que seguiu no final da manhã desta segunda-feira para Cruz das Almas.


Vídeo

3 comentários:

  1. Aqui em São Cristóvão SE, nós temos a tradição do Mastro com guerra de Espadas, se vc entrar no meu face verá alguns vídeos... Amo guerra de Espadas... Eu não guerreiro, mas meu filho sim... Meu face Marilia Leite...

    ResponderExcluir