Como Fazer Carvão Vegetal

Fazer o carvão vegetal em casa é um processo simples e básico que pode ser realizado na maioria da casas em pequena escala, já que o processo de fabricação gera uma certa fumaça. É preciso um pouco de experimentação e testes para determinar a quantidade final na variação do tempo que deve ficar no queimando.



Posso usar carvão de churrasco ?
O carvão vegetal comercial pode realmente ser usado para fazer a pólvora negra, o problema que o resultado não é tão bom quanto usar o carvão vegetal ideal. Portanto irei mostrar dois métodos o que é feito na panela e o outro que pode ser feito em uma lata de tinta, a unica diferença e o tempo que as duas ficarão no fogo.

Que madeira usar ?
Agora vamos nos preocupar com a madeira, alguns dizem que pode ser usado qualquer madeira. Como não sei se procede essa informação vou deixar em aberto aqui a escolha da madeira, uma dica seria pinho.

Pronto, vamos começar...
Corte a madeira em tiras iguais, mas não esqueça de fazer umas tiras um pouco mais finas para preencher todo o espaço da panela. O ideal é deixar um espaço pequeno entre as tiras de madeira e tampa da panela, isso ajuda no desempenho.




Deve ser feito o furo da tampa!
É necessário fazer um furo na tampa. Ela que indicará como está o processo pelos diferentes tipos de emissão de fumaça. Quando terminar o último processo, feche a panela com uma tampa (se possível uma que tenha braçadeiras para segurar a tampa), ou então passe uma arame, ou faça um método para prender a panela.

Faça uma mini fogueira
Agora está tudo pronto, é preciso fazer uma mini fogueira como na imagem acima, capaz de sustentar um fogo constante abaixo da panela que será usada, e coloque sua panela em cima de fogo.

Em poucos minutos uma fumaça e vapor começará a sair para fora do buraco da tampa como na imagem acima, ela irá aumentando até que haja uma  muito barulho saindo do buraco. Um dos problemas de fabricar em casa é a emissão de fumaça e o cheiro um pouco incomodo.

Quanto tempo vai ficar ?
Considerando que o fogo deve estar mais menos a medida do fogo ao lado. A panela leva em média 2 horas enquanto o pote de tinta geralmente leva cerca de 1 a 2 horas para cozinhar. O carvão vegetal está pronto quando os gás flamejantes param de sair da tampa. Agora a panela é removida do fogo e permitida refrigerar, geralmente durante a noite.


Está quase pronto!
Após o resfriamento, a tampa e o carvão são retirados da panela. O carvão pode ser dividido e feito em pedaços pequenos.



Última etapa
Para terminar é preciso moer o carvão que está em tiras, é muito incomum achar alguém quem tenha um moinho de bolas, portando temos outra alternativa de moer , que a imagem ao lado mostra, é um toco se possível pesado prensando o carvão embaixo dentro de um recipiente, o trabalho e bruto mesmo e uma solução moagem melhor ou mas rápida só com o uso de um moinho de bolas. Agora você pode fazer sua pólvora.


O conteúdo foi retirado do site skylighter.
Se você gostou do tutorial comente no final da postagem..

Observação
As ferramentas e o conteúdo antes, durante e depois são materiais explosivos e devem ser feitos com toda cautela. Aconselhamos fazer todo o preparo em local isolado.Cuidado, o blog não se responsabiliza por qualquer que sejam os danos. Boa sorte.


6 comentários:

  1. bom post... a madeira que geralmente deve-se usar é do tipo leve, para isso pinheiro serve bem, mas prefiro madeira balsa. no site pyroguide esxiste uma tabela que indica a funcionalidade dos tipos de madeira a ser usada no carvao componente das composições pirotecnicas.

    vlw

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas dicas, bom pro pessoal saber qual usar... valeu..

    ResponderExcluir
  3. Valeu você tirou muitas duvidas que eu tinha sobre o carvão vegetal.

    ResponderExcluir
  4. como faço Para fazer um tambor inteiro de carvão

    sl_barros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. posso fumar narguile fazendo este carvao vegetal?

    ResponderExcluir