Processo de Fabricação de Shell - Parte 2

Montagem do Spollete:

Bem, dando uma explicação rápida da função do spolette, ele serve para que a Shell exploda depois de certo tempo, quando chegar no ponto de maior altura.

Materiais Necessários:

Tubo de papel Kraft ou de papel A4 mesmo
Pólvora Negra (75:15:10) ou Pólvora negra + 10% Dextrin
Álcool
Lápis
Cola quente
Pavio de Pólvora Negra ou Visco
Cola Branca


 Para fazer o tubinho, corte em papel Kraft ou papel A4 um retângulo de dimensões de aproximadamente 2,5 cm x 25 cm. Enrole essa tira no lápis ate formar um tubinho. Passe cola branca e retire o tubinho.
Coloque o tubo em pé em um superfície lisa e pelo lado de cima coloque um dos tipos de pólvora citados acima. Vá com o lápis apertando por cima ate a parte de baixo ganhar rigidez. Bata com força e com o lápis esse lado com pólvora na superfície lisa pra ficar bem forte.


Quando formar mais ou menos 1cm de pólvora prensada, coloque um pequeno pedaço de pavio de pólvora negra ou visco fuse do outro lado. Agora, no buraco restante, preencha os espaços vazios com um pouco de jornal para que o pavio não fique bambo e fique apoiado na parede do tubo.Use a cola quente para tapar o buraco do topo, mas não precisa exagerar na cola!

A pontinha com a pólvora prensada, eu costumo por um pouquinho de álcool (1 gotinha) pra ficar mais sensível(não sei se isso realmente ajuda mas costumo fazer). Pronto está pronto o Spollete.

Montagem da Shell:

Pegue as duas conchas já secas e cortes as bordas, formando duas cascas semi esféricas. Agora, pegue uma delas e faça um furo em seu centro com auxilio de uma caneta, ou outra coisa.


Agora, pegue o Spolette e enfio no buraco, até que o pavio de pólvora negra fique mais ou menos no centro da casca esférica.Passe cola quente por dentro e por fora.

Agora, pegue estrelinhas do tipo Tiger Tail (ou outra, existem milhares de composições para isso, só pesquisar nos vários sites da internet que tem sobre isso) e as coloque em volta das paredes das conchinhas. Obs: Não coloque muitas não senão não irá ter espaço para colocar a pólvora de Break, que é a pólvora granulada.


Agora pegue Pólvora negra granulada e coloque por cima das estrelas ate encher mais ou menos ate a boca. Faça isso nas duas conchas.Obs: Essa Shell tem efeito visual bonito, porém ela é um pouco silenciosa, faz pouco barulho no estouro. Se quiser barulho você pode adicionar um pouco de Pólvora Flash por cima. Eu nunca tentei pois tenho medo que ela estoure quando for fechar a concha e pressionar, mas talvez isso nem ocorra.Quem quiser tentar fique a vontade rsrs.


Deixe as conchas de lado e separe um pedaço de fita durex de uns 15 cm.
Agora tenha jogo rápido, não titubie, junte rapidamente as duas conchas, sem deixar o que tem dentro ( se cair um pouco de pólvora granulada não tem problema). Agora segure isso com uma mão só com força e pegue o durex para juntar as duas partes. Saia enrolando tudo bem apertado com fita durex e pressionando.

Eu gosto de usar fita de papel Kraft gomada, e passo em volta e fica desse jeito:

Agora, para ficar mais legal o efeito da Shell, coloque um pouco de cola quente bem do lado do spolette e fixe uma estrelinha, assim quando ela subir você saberá exatamente onde ela explodirá devido ao rastro deixado pela mesma!

Só para lembrar:
Fabricação de Estrela Tiger Tail:
Ingredientes:

44% KNO3
44% Carvão
6% Enxofre
6% Dextrin



Pegue todos os ingredientes e deixe no moinho de bolas por aproximadamente 3-4 horas. Depois disso prepare uma solução de 75% água e 25% álcool. Adicione ao pó moído no moinho e vá misturando. Agora molde as estrelas da maneira que quiser. Se for fazer para a Shell acima, faça-as do tamanho um pouco maior que um grão de feijão, pequenos cubinhos. Só deixar secar e pronto!

Está pronto! Espero que tenham gostado!Em breve posto aqui a colocação dela num morteiro! Abraços!

Fonte: Clube da Malaca - Blog - Orkut - Comunidade no Orkut

ATENÇÃO: Esse tutorial foi disponibilizado para que leigos possam entender de que forma é fabricado e como é usada uma shell, não estamos disponibilizando para fins lucrativos. Cuidado, fogos não é brincadeira.


2 comentários: