Como Fazer Pavio Caseiro - Método 1

Esse é o método mais simples para criar um pavio caseiro, do tipo preto convencional. Vamos utilizar na produção  á máquina de fazer pavio que vai dar agilidade a todo o processo.


Antes dos ingredientes, precisamos da Máquina de fazer Pavio Caseiro. Existe um tutorial no blog de como fazer essa máquina.

  • Clique aqui para aprender fazer a máquina

  • Ingredientes
    Pólvora Negra - Saiba Como Fazer
    Se você não tem pólvora negra pronta, existe um tutorial no blog de Como Fazer Pólvora Negra, antes de fazer qualquer coisa leia as instruções, e muito cuidado você é o único responsável pelo que faz!

    Barbante de Algodão
    Vamos utilizar o barbante de algodão, a quantidade de rolos vai depender da quantidade que será feita, e fios inorgânicos não funcionam.

    Amido Líquido
    Nesse tutorial (método 1), vamos utilizar o Amido Líquido para fazer a mistura com a pólvora, e a venda desse produto só existe no exterior, portando vamos misturar o amido com água, para resultar a pasta que vamos misturar com a pólvora.

    Mistura
    Adicione em um pote o amido, já na forma líquida e em seguida adicione a Pólvora Negra, sempre adicione mais Pólvora do que o amido, pois senão seu pavio poderá ser menos eficiente. A imagem abaixo mostra como deve ficar a mistura pronta.

     

    Utilizando a Máquina
    Agora vamos utilizar a Máquina de Fazer Pavio, passe o barbante pelo primeiro buraco, depois passe abaixo do prego, na parte fina do cone (será de fácil entendimento analisando as imagens abaixo).


    Em seguida, vamos despejar no funil a mistura da pasta de amido com a pólvora. Assim, as cordas podem então ser puxadas, deixando os barbantes revestidos de pó preto. Se as áreas permanecem sem revestimento, pode ser resultado da composição que é densa demais, ou as cordas podem estar sendo puxadas rápida demais. quando puxados, torça os barbantes juntos, pois ira deixa o pavio mais seguro e confiável.

     

    O pavio caseiro é parte esta sendo puxada da máquina por uma pessoa que anda para trás. Certifique que distância é seja grande o bastante. Quando não tiver mais espaço para andar ou o a mistura acabar, então é a hora de enrolar seu pavio, não enrole se ainda estiver bastante molhado. Enrole seu pavio andando para a frente utilizando à mão. Agora coloque rolo para secar no sol. Este processo pode ser repetido quantas vezes desejar. Este é o resultado de menos de cinco minutos de trabalho.

     

    Está pronto seu pavio caseiro, entenda que o resultado final depende desde a qualidade da pólvora ou a qualquer outro detalhe que não esteja igual dos sitados acima.


    Aviso Legal
    Leia sempre as instruções e esteja ciente que se for fazer algo, a responsabilidade é sua.

    Créditos: Ggrassrootsdiy

    31 comentários:

    1. poe video pra ver como ficou

      ResponderExcluir
    2. Já estou editando e colocando o vídeo pra você..

      ResponderExcluir
    3. muito legal parabens esse blog esta cada dia melhor e não sei se a comunidade do orkut e sua mas se for esta de parabens tambem adorei tanto o blog quanto a comunidade

      ResponderExcluir
    4. eu fiz,so que a noite o pavio fica umido e nao queima.pq?

      ResponderExcluir
    5. Boa Noite, anonimo podem ser várias hipoteses, não posso te dizer o que está errada, mas certifique-se de que fez tudo certinho, ou colocou muita Amido Líquido, me entende não posso avaliar por assim, o que pode ter acontecido.

      ResponderExcluir
    6. como faço amido liquido,misturo ele com agua quente?agradeço des de ja.

      ResponderExcluir
    7. Misture a água com o amido, creio que não precisa ser água quente.

      - Quando for misturar o amido líquido com a pólvora lembre-se:
      Somente 5% de amido em relação ao peso da pólvora.

      ResponderExcluir
    8. Olá, parabens pelo blog, vocês poderiam postar um tutorial de como fabricar as estrelas e onde encontrar os produtos utilizados para dar cor aos fogos.Obrigado.

      ResponderExcluir
    9. qual é a quantidade de agua para quantidade de amido!?

      ResponderExcluir
    10. ae pessoal dono do site, posta algum video se possivel ensinando a como fazer aqueles pos que dao cores ao fogos de artificios
      obg

      ResponderExcluir
    11. aquelas misturas que dao cores ao fogos obg

      ResponderExcluir
    12. Onde posso encontrar polvora negra ??

      ResponderExcluir
    13. O amido em questão, pode ser o amido de milho? " Maizena"?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É melhor utilizar a fécula de mandioca, fazendo a mistura com água e levando ao fogo quando a mistura ficar transparente retire o fogo. Atenção a mistura deve ficar em ponto de clara de ovo.

        Excluir
    14. não é melhor misturar com álcool do que com água?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não. o amido serve como um ligante (cola) para a mistura. A água e o álcool não tem essa característica ligante.

        Excluir
    15. Para quem procura polvora pode abrir rojoes e tira a polvora deles CUIDADO

      ResponderExcluir
    16. Que tipo de amido é esse ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Simples. Amido é uma substancia extraida do milho e da mandioca que é conhecido como fécula desta raiz sendo esta a melhor para a mistura com a pólvora. Essa fécula é encontrada nas redes de supermercados, mercearias e mercadinhos. Prepara-se da seguinte forma: mistura-se água com a fécula e leva ao fogo (mais água do que a fécula) deve ficar no ponto viscoso tipo clara de ovo.

        Excluir
    17. Olá. como fazer em grande quantidade . Qual o modo operacional para isso?

      ResponderExcluir
    18. sera que eu posso utilizar a polvora dos fogos como a chuva de prata de segurar na mao?

      ResponderExcluir
    19. Posso usar parafina no lugar do amido??

      ResponderExcluir
    20. eu uso e cola de sapateiro e otima passa na polvora e ja pode colocar nos foguetes

      ResponderExcluir
    21. mn eu sou tao louco assim

      ResponderExcluir